A Repulsa [não é somente] ao Sexo (Repulsion, 1965, Roman Polanski) | Trilogia do Apartamento

 


Ficha técnica


Título original: Repulsion

Ano de lançamento: 1965

Diretor: Roman Polanski

Elenco: Catherine Deneuve, Ian Hendry, John Fraser, Yvonne Furneaux, Patrick Wymark

Duração: 105 minutos

Gênero: Suspense, Terror

País de origem: Reino Unido

Escritores: Roman Polanski, Gérard Brach e David Stone

Música: Chico Hamilton

Diretor de Fotografia: Gilbert Taylor

Montagem: Alastair McIntyre

Produção: Gene Gutowski

Estúdio: Compton Films





Carol é manicure num spa em Londres, sendo cercada de mulheres conscientes de si e de seu novo espaço num mundo de revolução feminina e uma forte onda do feminismo, no início dos anos 1960. Mas ela não se sente pertencente a esse grupo.
Carol é tímida, retraída. E o que chamam de frígida. Os homens mexem com ela de uma maneira que a assusta, não apenas em abordagens incômodas, mas invadindo seu espaço pessoal, ao exemplo do amante casado de sua irmã mais velha, com quem Carol vive num apartamento, pois este deixa sua lâmina de barbear no copo de Carol. Ele em muito a incomoda. Mas o que dizer ou fazer? A irmã deixa bem claro que esse relacionamento não é problema dela. Carol é mesmo aquela pessoa que o mundo todo faz questão de apontar não ser pertencente a ele, sem precisar dizê-lo, ainda que ela tenha a simpatia de suas colegas de trabalho e de um pretendente que tenta se aproximar mais e compreendê-la, embora seja repelido pela própria garota.





Para piorar as condições de Carol, que já demonstra "sonhar acordada", caindo em devaneios, ela fica sozinha no apartamento, pois a irmã e o amante viajam por alguns dias. É aí que o apartamento manifesta as suas inquietações: com rachaduras nas paredes, sons invasivos, telefonemas estranhos, visões aterradoras de abusos... Carol ainda deixa o apartamento num esfado deplorável, até de um certo abandono, sendo isso pontuado principalmente pela carne de coelho deixada fora da geladeira, a apodrecer bem aos poucos.

Há ainda uma sugestão de que toda essa repulsa vem de algum trauma anterior, mas bem sutil, como são sutis a maioria utilizada dos elementos imagéticos para demonstrar a deterioração da psique de Carol. E a atuação da jovem Catherine Deneuve é fundamental para enfatizar o enigma e o poço de fobias que é a sua personagem.






Primeira parte da "Trilogia do Apartamento" de Roman Polanski, Repulsion é um exercício de suspense e horror psicológicos conduzido com classe e com muito a dizer.




Instagram: @projetopaura

Twitter: @ProjetoPaura

YouTube: @ProjetoPaura

No Facebook, pesquise por Projeto Paura

E-mail de contato: projetopauraprofunda@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando A Ambulância (The Ambulance, 1990, Larry Cohen) vem para levar você... para sempre!

Eraserhead (1977, David Lynch): o filme-pesadelo da paternidade compulsória